Porque se tornam brancos os cabelos?
A pigmentação dos cabelos é determinada pela cor e a quantidade de melanosomas trasladados desde os melanocitos até às células corticais. Isto quer dizer que há vários parâmetros que intervêm:
- O número de melanocitos activos
- O poder da síntesis dos melanosomas
- A natureza molecular das melaninas produzidas
- O modo de traslado e de degradação dos melanosomas nas células corticais.
Sem embargo, segue, havendo numerosas incógnitas que não permitem avaliar a importância de um e de outro destes factores na cor do cabelo. Por esta razão, o mecanismo de bloqueio dos cabelos brancos na velhice não tem sido totalmente elucidado. Está comprovado:
- A diminuição, inclusive desaparecimento dos melanocitos activos (que persistem em estado de “repouso”)
- A redução progressiva da actividade da tirosinasa
- A destruição do pigmento
Seja como for, temos que procurar a causa no factor hereditário. Cada indíviduo possui um próprio programa genético, que determina a idade a partir da qual os cabelos se tornam brancos. Em geral, o processo começa entre os 35 e 40 anos, para atingir toda a sua magnitude entre os 50 e 60 anos. Em geral começa pelas têmporas, até chegar à parte alta do crânio e, em último lugar na zona occipital.
Contrariamente ao que sucede na epiderme, onde a povoação de melanocitos é relativamente constante, o número destes que se encontram activos na cúspide da papila diminui com a idade. Assim as pessoas idosas têm os cabelos brancos, mas podem bronzear-se.